Investigações Internas e Análise de Risco (Risk Assessment)

Investigações internas iniciadas devido a alegações de irregularidades levantadas pelas autoridades, acionistas, artigos de jornal, fornecedores, auditorias internas ou auditorias de conformidade e pelos empregados, direta ou anonimamente por meio de canal de denúncias. Apoiamos os nossos clientes para abordar adequadamente as alegações de forma confidencial, incluindo a implementação de medidas de retenção de documentos e delimitação do âmbito da investigação, tendo em conta potenciais autodenúncias futuras vis a vis as autoridades.

  • Planejamento e implementação de investigações: estruturação do processo de investigação, procedimento de retenção de documentos, delimitação do âmbito da investigação e ações de mitigação;
  • Revisões de documentos, tendo em conta as leis trabalhistas e de privacidade e entrevistas com testemunhas;
  • Aconselhamento em ações de mitigação e corretivas bem como para autodenúncias ou acordos de leniência; e
  • Risk Assessments para projetos e negócios, associações, conselhos de administração, diretorias e empresas.
  • Apoio consultivo para o cumprimento dos temas de recursos humanos com impacto na cultura ética da Companhia. Alegações de discriminação de trabalho devido à falta de diversidade, o favoritismo, o assédio moral e assédio sexual podem acabar em litígios graves se não forem devidamente abordados no devido.
  • Mapeamento de risco de conformidade e investigações.
  • Tratamento respeitoso e workshops para formação de diversidade.
  • Revisão e implementação de políticas e procedimentos
  • Avaliação de Riscos de Terceiros (Due Diligence)

Processo de auditoria para fornecedores, distribuidores e agentes considerados de alto risco, de modo a assegurar uma gestão adequada dos riscos associados à utilização de tais intermediários na cadeia de valor da empresa. Este serviço tem como objetivo oferecer a previsão e garantia razoáveis para que nossos clientes ingressem e mantenham relações comerciais com Terceiros que estejam em conformidade com as leis nacionais e internacionais antissuborno e anticorrupção. Os serviços incluem a elaboração e/ou tradução de políticas e procedimentos internos, treinamentos para o pessoal e terceiros em todos os grupos hierárquicos, de nível C a funcionários operacionais. A avaliação de Risco é idealmente periódica e orientada a eventos, mas revistas regularmente e normalmente estruturada em quatro etapas:

  • Identificação e Classificação (do Terceiro)
  • Desk Research
  • Triagem completa
  • Avaliação e decisão (assinatura do contrato)